HISTÓRICO DO CONCICAT 

Neste aspecto, junto à participação de alunos de graduação e pós-graduação, nos dias 05 e 06 de novembro de 2015 aconteceu o I SECICAT, já acima das expectativas, com aproximados 130 participantes, dentre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de ambas as áreas. Em 2015, os Prof. Dr. Edilson Paulo, Dra. Umbelina Lagioia e Dr. Clovis Luís Padoveze, junto aos Atuários Nazareno Maciel Júnior e Natália Moreira, palestraram sobre temáticas relacionadas ao ensino e pesquisa em contabilidade e atuária, e sobre a utilização das informações contábeis e atuariais para a tomada de decisão em seus diversos aspectos. Além das palestras e artigos, foram ofertados minicursos em ambas as áreas.

Para falar sobre o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais (CONCICAT), é necessário fazer um resgate onde tudo começou, com o Seminário de Ciências Contábeis e Atuariais (SECICAT), que surgiu dos esforços da Prof. Ma. Vera Lúcia Cruz em realizar um evento contábil técnico-científico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diante disso, lançou a proposta à Prof. Ma. Ionara Stéfani Viana de Oliveira, que imediatamente abraçou o projeto. Em seguida, o projeto foi apresentado ao Prof. Dr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, que também acolheu o projeto e sugeriu a inclusão do curso de Ciências Atuariais, com a finalidade de fomentar o conhecimento e a proximidade entre os cursos, que pertencem ao Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB.

Com o sucesso do I SECICAT, o lançamento do II SECICAT também foi além das expectativas, com a adesão de mais de 250 participantes, dentre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas, assim como pela participação de artigos científicos, superando em número e em abrangência, tendo em vista que os trabalhos foram submetidos de instituições das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que agregou de forma substancial na integração técnico-científica. Em 2016, palestraram os Profs. Dr. Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Dr. Wilson Toshiro Nakamura, Dr. Marcelo Cavalcanti Almeida, Dra. Diana Vaz de Lima e Dr. Antônio Cordeiro Filho, com temáticas relacionadas à contabilidade nos setores público e privado, além de aspectos relacionados à tomada de decisão com as informações atuariais. Outra novidade atrelada ao II SECICAT foi a inclusão de mais uma sessão de minicursos, em ambas as áreas, fornecendo duas opções aos participantes.

Diante do sucesso do I e II SECICAT, e diante do crescente aumento e interesse de participantes de diversas regiões, decidimos expandir os nossos horizontes e buscar novos desafios, organizando o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba, realizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa-PB, entre os dias 31 de agosto a 02 de setembro de 2017. Nesta ocasião, o evento contou com a participação de 245 inscritos, cinco palestrantes, nove minicursos e 45 trabalhos científicos apresentados.

Sobre os palestrantes, o CONCICAT teve a oportunidade de trazer à João Pessoa, o Prof. Livre-Docente Sérgio de Iudícibus, um dos autores do Manual de Contabilidade Societária e premiado por duas vezes como o “Contador do Ano” pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) - na oportunidade, Iudícibus ministrou sobre o tema “Divagando sobre Pesquisa em Contabilidade”. Além do Prof. Iudícibus, o Congresso trouxe o Prof. Fábio Frezatti, Livre-Docente em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, ministrando sobre “Publicar ou morrer: não tem outra alternativa?”, trazendo reflexões sobre a relevância das publicações acadêmicas no contexto brasileiro e internacional. Por fim, dentre os palestrantes na área contábil, o Prof. Silvio Aparecido Crepald, docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil, além de autor de best-sellers na área contábil.

Dentre os minicursos, foram oferecidos aos participantes temáticas relacionadas à Leitura e Manipulação Básica dos Microdados do Censo Demográfico e da PNAD, Otimização Combinatória, Reforma da Previdência e seus reflexos nos Regimes Gerais de Previdência Social, VBA Excel para Atuários, Liberdade Para Investir - As melhores alternativas para você Investir Melhor, Faturamento e Emissão de NF-e, Estrutura Conceitual e REDESIM.

Outro aspecto importante para o Concicat foi o desenvolvimento e consolidação de sua parte científica, apresentados integralmente em formato oral, e contando com a participação de mestres e doutores em todas as fases deste processo – desde a avaliação ad hoc dos artigos até a participação no próprio evento. Além disso, cabe ressaltar a participação de periódicos de todas as regiões do Brasil, e a oferta de 18 fast tracks para os melhores trabalhos do evento, do Qualis B1 ao B5.

Entre as principais novidades para a segunda edição do CONCICAT, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2018, estavam dois palestrantes internacionais, a oferta de mais de 45 fast tracks, além de duas edições especias para o Evento. Outro diferencial do último ano, foi a parceria com o programa de pós graduação em contábeis e atuariais da PUC - SP.

© 2019 por Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • whatsapp-1
  • gmail-icon-10_edited